A educação alimentar e nutricional precisa começar desde cedo

Criar novos hábitos é um processo difícil, não é? Por isso, é preciso começar a educar as crianças desde cedo sobre a importância de seguir uma alimentação equilibrada. Assim, elas poderão crescer fazendo escolhas mais conscientes, que terão um impacto positivo na sua saúde e qualidade de vida a longo prazo.

Entretanto, com a correria do dia a dia, nem sempre é possível usar a criatividade para preparar receitas que vão estimular ainda mais o paladar dos pequenos. Para ajudar você nesta tarefa, nós preparamos uma lista com 15 receitas saudáveis, e muito saborosas, que você pode fazer rapidinho. Afinal de contas, nutrição infantil é assunto sério, mas as refeições podem ser divertidas.

Continue lendo este artigo e prepare-se, pois você ficará com água na boca!

 

Pão de queijo de tapioca

A receita tem somente quatro ingredientes e você pode congelar para assar a hora que quiser.

Ingredientes:

2 e 1/2 xícaras (chá) de massa para tapioca

100g de parmesão fresco ralado

150 g de requeijão light ou cream cheese light

Sal a gosto

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e misture bem até formar uma massa lisa que não grude nos dedos. Depois, faça bolinhas e distribua em uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 40 minutos ou até que os pãezinhos fiquem dourados por cima. Retire do forno e sirva ainda quente.

DICA: Você pode deixar as bolinhas no freezer por 40 minutos antes de passar para deixá-las mais firmes ou congelá-las por até uma semana.

Muffin de omelete com vegetais

Ideal para quando der vontade de fazer um café da manhã diferente e gostoso.

Ingredientes:

1 folha de couve (com talo) bem picada

½ xícara (chá) de brócolis bem picado

1 tomate médio (sem sementes) picado

½ xícara (chá) de milho-verde cozido

5 ovos

1 colher (chá) de sal

½ colher (chá) de orégano

4 colheres (sopa) de leite integral

½ colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo:

Em uma tigela grande, misture a couve, o brócolis, o tomate e o milho. Unte 6 forminhas para empada com azeite e distribua a mistura. Reserve. Na mesma tigela, misture o restante dos ingredientes e bata bem até ficar homogêneo. Derrame a mistura por cima dos vegetais nas forminhas. Leve para assar em forno preaquecido por 25 minutos ou até os bolinhos ficarem dourados e firmes. Sirva ainda quente.

DICA: Para deixar essa receita ainda mais prática, você pode picar os vegetais na noite anterior e deixá-los reservados na geladeira.

 

Pudim de pão integral

Sobrou pão e você não sabe o que fazer com ele? Esse pudim chegou para salvar o dia.

Ingredientes:

8 fatias de pão integral

4 xícaras (chá) de leite

1 xícara de (chá) mel ou açúcar mascavo

2 ovos inteiros

1 lata de creme de leite

Modo de preparo:

Coloque o leite em uma assadeira e mergulhe as fatias de pão. Deixe de molho por 2 horas. Após passar o tempo, parta as fatias com as mãos e coloque no liquidificador, junto com o leite. Adicione o restante dos ingredientes e bata bem. Caramelize uma fôrma e asse em banho-maria por 50 minutos ou até que fique firme. Espere esfriar e leve para geladeira por, pelo menos, 6 horas, antes de servir.

DICA: Para caramelizar a forma, é só derreter uma xícara de açúcar mascavo até ficar dourado. Em seguida, adicione água quente e mexa até que os cristais de açúcar sejam dissolvidos e a calça engrosse um pouco.

Bolinho de arroz, couve-flor e abobrinha

Uma ótima dica para aumentar a ingestão diária de fibras e regular o intestino.

Ingredientes:

2 ovos

3 brotos de couve flor cozidos e picados

2 fatias grossas de abobrinha crua picadinhas

3 colheres (sopa) de arroz integral cozido

1 colher (sobremesa) de azeite de oliva

1 colher (chá) de chia

1 pitada de sal

1 colher de chá de fermento químico

Orégano ou salsinha a gosto

Modo de preparo:

Em uma tigela, bata os ovos com um garfo ou um fouet e incorpore o restante dos ingredientes. Misture bem. Coloque em forminhas untadas com azeite e leve para assar em forno preaquecido a 180°C por, aproximadamente, 20 minutos ou até dourar.

DICA: Caso você não tenha chia, pode substituir por linhaça, que tem, praticamente, a mesma quantidade de fibras. Porém, com a linhaça, o bolinho tende a ficar mais seco, enquanto com a chia ele fica mais molhadinho, já que ela absorve mais água.

 

Panqueca de banana

No café da manhã, no lanche ou no jantar, essa panqueca de banana é sucesso garantido e uma forma saborosa de consumir aveia.

Ingredientes:

1 ovo

2 colheres (sopa) de aveia

1 banana amassada

1 pitada de sal

1 pitada de canela

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes com um garfo, até a massa ficar homogênea. Unte uma frigideira com manteiga ou um fio de óleo e deixe aquecer um pouco. Quando estiver morno, despeje a mistura. Não deixe ficar muito quente para não queimar a massa. Quando dourar de um lado, vire e repita o processo no outro. Sirva ainda quente, sozinha ou com mel.

DICA: Para transformar a panqueca de banana em uma panqueca de chocolate, basta acrescentar uma colher de sopa de chocolate em pó a 50%. Evite usar um chocolate mais amargo ou cacau em pó, pois talvez seja necessário acrescentar açúcar para cortar o amargor.

Crepioca de cenoura

Levinha e saborosa, essa receita é uma ótima opção para o café da manhã ou para servir de acompanhamento.

Ingredientes:

1 ovo

1 cenoura pequena cozida e amassada

1 colher (sopa) de massa de tapioca

1 colher (sopa) de azeite

Sal e orégano a gosto

Modo de preparo:

Em um recipiente, junte todos os ingredientes e misture bem com a ajuda de um garfo ou fouet. Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque a massa e deixe dourar dos dois lados.

DICA: Caso prefira fazer uma crepioca sem sabor para recheá-la depois, substitua a cenoura por mais uma colher de massa de tapioca.

Sorvete de manga

O calor bateu? Esse sorvete é uma ótima opção para refrescar e só leva três ingredientes.

Ingredientes:

1 manga média fatiada em cubinhos

1 banana cortada em rodelas

3 colheres (sopa) de leite ou bebida vegetal

Modo de preparo:

Congele a manga e a banana por, pelo menos, um dia. Com elas ainda congeladas, bata no liquidificador junto com o leite ou a bebida vegetal até ficar homogêneo e sem pedaços. Coloque em um pote e leve ao freezer por, pelo menos, 8 horas.

DICA: Para mudar o sabor do sorvete, basta substituir a manga pela sua fruta favorita, mas mantenha a banana, pois é ela que deixa o sorvete cremoso. Caso não tenha banana, pode usar o abacate, porém o sabor ficará menos doce.

 

Fonte: https://blog.portoseguro.com.br/alimentacao-infantil-15-receitas-nutritivas-e-equilibradas