Educação a distância impõe novos desafios às famílias. Uma das consequências mais sentidas pelas famílias brasileiras com a pandemia de Covid-19 foi a suspensão de aulas presenciais nas escolas, pois além das atividades profissionais e domésticas, mães e pais estão tendo de assim assumir algumas vezes o papel de professores.

Educação e saúde sempre andam lado a lado!

Confira essas dicas que podem ajudar papais e mamães a lidarem com a educação à distância das crianças:

– Tente estabelecer uma rotina, mas seja flexível, é um período de adaptação que exige calma de todos.
– Monte um cantinho do estudo. Se possível, separe um espaço da casa e dedique ao estudo e aulas, vale até vestir o uniforme para frequenta-lo.
– É normal que a criança exija mais tempo e atenção dos pais, pois estão longe do contato com os amigos e professores.
– Se possível, proponha uma ‘live’ com a família dos amiguinhos do seu filho, isso pode amenizar a saudade das crianças e fazer que elas percebam que todos estão passando pelo mesmo momento.
– Reserve um tempo exclusivo para brincar com os pequenos, para que eles entendam o horário em que os pais precisam trabalhar.
– Não se sinta mal por não dominar conhecimentos das disciplinas. Lembre-se que a tarefa ensinar conteúdo escolar não é dos pais, mas da escola. Não precisamos assumir o lugar formal de professor em casa.
– As crianças já entenderam que é um momento diferente, que a rotina mudou, faça com que elas participem da rotina da casa, como arrumar, limpar e cozinhar.
– Cuidado com o tempo de exposição às telas, lembre-se que na escola a criança além de ter aula, ela brinca, conversa com os amigos, vai para o recreio e tem outras atividades.
– Se as atividades da escola estiverem sobrecarregando a rotina, converse com professores e direção, eles podem ajudar vocês nesse momento complicado.

 

Fonte: https://www.instagram.com/