Páginas e perfis especializados ensinam criações com a mão na massa, com oficinas que estimulam ações no estilo ‘faça você mesmo’; veja lista

A pergunta é incontornável para quem tem filhos pequenos em casa: o que fazer para as crianças não se renderem apenas às televisões e aos celulares nestes tempos de quarentena provocada pelo coronavírus?

Ironicamente, as próprias TVs e celulares ajudam na resposta. No YouTube, canais especializados ensinam pais e filhos a colocarem a mão na massa em atividades lúdicas longe das telas. É a chance de aprender a fazer origamis, pulseiras, quadros, bonecos, entre outros. Tudo na onda do “faça você mesmo”. Abaixo, confira uma lista com atrações e ideias para não deixar os pequenos parados em casa.

Mostrando Como Se Faz

Por aqui, as criações são um pouco mais complexas. Em seu canal no YouTube, semanalmente, todas as segunda-feiras, Ana Rogéria ensina a produzir objetos com materiais que normalmente iriam para o lixo. Está aí uma boa maneira de ensinar adolescentes a reciclar determinados materiais, como caixinhas de iogurte (que podem virar bolsas) e tampinhas (que se transformam em porta-lápis).

 

 

Decorando e Reciclando

A página publica, semanalmente, vídeos com o passo a passo da elaboração de brinquedos e acessórios artesanais. A proposta é estimular a reciclagem de materiais que virariam lixo. Nesta semana, o perfil postou um manual com os detalhes de como produzir objetos para a diversão de crianças na quarentena.

 

 

Faber Castell

A marca de lápis coloridos Faber Castell liberou o acesso gratuito de todos os cursos on-line de sua plataforma, até 19 de abril. Ali, há diversas oficinas para estimular a criatividade, e não apenas de crianças, com aulas de desenho, lettering, narrativa, composição, desenvolvimento de personagens, entre outros. É possível fazer a inscrição aqui.

 

DinoMundi

Especializada em tecnologia para brinquedos, a DinoMundi entretém crianças de todas as idades com a plataforma on-line batizada de Colônia de Feras. O objetivo do projeto é oferecer atividades gratuitas (e em grupo), diariamente das 8h30 às 18h, inspiradas nos acampamentos de verão comuns nos Estados Unidos. A programação inclui tarefas tecnológicas e digitais, bem como trabalhos manuais que usam materiais como papel, tesoura e cola. É possível fazer a inscrição aqui.

 
Fonte: O Globo